quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ADORAR AO SENHOR JESUS NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E EM TODOS OS MOMENTOS - LITURGIA DIÁRIA - 19/11/2010

ADORAR AO SENHOR NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E EM TODOS OS MOMENTOS

PERDÃO POR ME ESTENDER DEMAIS NO TEXTO HOJE, MAS ACHO QUE SE FAZ NECESSÁRIO


Em sua carta apostólica “Mane Nobiscum Domine”, o nosso querido PAPA JOÃO PAULO II nos apresenta o dom da EUCARISTIA como um grande mistério. Mistério a ser celebrado de maneira digna; que deve ser adorado e contemplado. Queremos assim nos animar mutuamente a estarmos unidos à Santíssima Eucaristia também em seu culto fora da missa

De um lado, sabemos que antes de tudo a Eucaristia é o sacrifício pascal de nosso Senhor; que é na missa onde se atualiza o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus. Daí a necessidade de celebrarmos com toda dignidade, não somente em decoro, mas em comunhão profunda com o mistério celebrado e com o corpo comunitário. Participar ativa e conscientemente do inesgotável dom de Cristo. Por outro lado, a Igreja nos anima a estarmos diante do tabernáculo do Senhor ‘perdendo o nosso tempo’: “A presença de Jesus no tabernáculo deve constituir como que um pólo de atração para um número sempre maior” de almas apaixonadas por ele, capazes de ficar longo tempo escutando a voz e quase que sentindo o palpitar do coração” (MND, n. 18, p. 20).
Infelizmente, não poucos têm colocado a adoração ao Santíssimo Sacramento como uma simples devoção dentre outras tantas. Ora, o Senhor é simples e pobre, pois quis ficar de forma perene entre nós. Todavia, adorar o Senhor em sua presença substancialmente real, é bem diferente de realizarmos uma simples novena. Assim vemos João Paulo II nos dizer: “É preciso, em particular, cultivar, quer na celebração da missa, quer no culto eucarístico fora da missa, a viva consciência da presença real de Cristo.” (MND, n.18, p. 19). A carta apostólica do santo padre ainda nos anima dizendo que a adoração eucarística fora da missa deve se tornar um empenho especial para cada comunidade paroquial e religiosa
É por demais motivador encontrar homens com profundo conhecimento filosófico e teológico como João Paulo II que mergulham na presença escondida de Jesus em seu Santo Sacramento! É belo ouvir o Papa dizendo: “Permaneçamos longamente prostrados diante de Jesus presente na Eucaristia, reparando com a nossa fé e o nosso amor os descuidos, os esquecimentos e até os ultrajes que nosso Salvador deve sofrer em tantas partes do mundo” (MND, n.18, p. 20).
Ainda muito recentemente tivemos a Jornada Mundial da Juventude em Colônia, na Alemanha. O tema escolhido para esta Jornada de foi exatamente: “Viemos adorá-lo” (Mt 2,12). Tal escolha quis sugerir a justa atitude com a qual devemos viver este Ano Eucarístico (Cf. MND, n. 30, p. 35). E pudemos ver quão grande foi a expressão de amor dada pelos jovens naquela ocasião ao Senhor Eucarístico. Em Colônia, jovens de todas as nações, alegremente, deram um testemunho público da fé em Jesus Cristo que não nos quis deixar sozinho. Que força tem a Eucaristia! A exemplo dos magos, lá estavam os jovens a adorar o Senhor. E, sem dúvida, também como os magos muitos jovens, tendo adorado o Senhor, voltaram à sua pátria por outro caminho e com intenções contrárias àquelas que o mundo lhes tinha ensinado.
São tantos os jovens, os homens e mulheres que perdem literalmente a sua vida por prostrarem-se diante de mitos e ídolos criados por uma consciência racionalista. Em vez disso, devemos imitar o grande número de santos e santas que, na simplicidade, aprenderam a contemplar e adorar Jesus Eucarístico. “Estão diante dos nosso olhos os exemplos dos santos, que na Eucaristia encontraram o alimento para o seu caminho de perfeição. Quantas vezes eles verteram lágrimas de comoção na experiência de tão grande mistério e viveram indizíveis horas de alegria ‘esponsal’ diante do Sacramento do altar”. (MND, n.31, p. 36)
Prostrando-nos diante da Eucaristia, aprenderemos de maneira certa o que significa comunhão, cultura do diálogo, vida solidária, serviço aos mais necessitados e respeito à dignidade humana. Graças à iniciativa do Senhor que quis permanecer conosco podemos aprender dele as melhores lições. A busca incessante de muitos homens de hoje em responder às suas grandes perguntas não pode ser desvinculada da fé que nos faz prostrar diante de Jesus simples.
Deus, que nos deu o seu amor para que o amemos – como diz santa Teresinha do Menino Jesus – nos conceda a graça de estarmos todos os dias em sua presença, EM ESCUTA E ADORAÇÃO
Somente na Adoração (Eucarística) pode amadurecer um acolhimento profundo e verdadeiro. Precisamente neste ato pessoal de encontro com o Senhor amadurece depois também a missão social, que está encerrada na Eucaristia e deseja romper as barreiras não apenas entre o Senhor e nós mesmos, mas também, e sobretudo, as barreiras que nos separam uns dos outros
PAPA BENTO XVI : "O SACRAMENTO DO AMOR" 66

PALMAS NA SANTA MISSA ??

Em todos os lugares em todas as igrejas católicas é comum bater palmas.
Ora se bate palmas para Jesus ora para Maria, mas principalmente se bate palmas e se canta o tradicional "Parabéns a você" para os aniversariantes, para os formandos, para os catecúmenos, para os noivos, para os batizandos e assim vai a interminável lista.
Se na sua IGREJA ainda tem o SACRÁRIO exposto em lugar de destaque onde está JESUS EUCARÍSTICO, então vamos refletir juntos sobre esta questão das palmas.
Se você ainda acredita que JESUS está presente na EUCARISTIA e que portanto ELE é o único a ser homenageado e a ser respeitado na SUA CASA, antes, durante e depois da missa, então vamos aprofundar nossa reflexão antes de continuar batendo palmas para os aniversariantes, para os formandos e assim por diante.
Se você vai tomar a EUCARISTIA, lógico, depois de confessar-se (I Cor 11,22-34) ou de pelo menos fazer um exame de consciência e então decidir se você está em condições de ir à Comunhão e você acredita que a hóstia é muito mais do que um simples pedaço de pão ou uma simples ceia, pois é o CORPO DE CRISTO que você vai tomar, então vamos juntos meditar quem é o único que deve receber nossa homenagem e nossa ADORAÇÃO DURANTE A SANTA MISSA
Se você concorda que a missa é a renovação do sacrifício incruento de CRISTO NA CRUZ e que a Igreja é um lugar sagrado e de respeito, e que a Igreja não é o salão de festas de um clube e muito menos um lugar para aplausos, risos e gritos, então quero convidar você a começar a rever estes conceitos que aos poucos foram sendo introduzidos na Igreja Católica de forma equivocada e que com toda a certeza deixam JESUS muito triste.
Poderíamos ir muito além nesta linha de raciocínio, por exemplo, discutindo se a missa é uma coisa alegre ou uma coisa séria e triste, onde JESUS morre novamente por causa dos meus pecados, da minha indiferença, da minha negligência e do meu pouco caso.
Poderíamos ainda refletir sobre como me preparo para ir à MISSA, o que eu levo para oferecer a JESUS, com que roupa eu vou à missa, como me comporto na IGREJA e que tipo de devoção eu tenho durante SANTA MISSA ?
SÃO LEONARDO disse: "Uma SANTA MISSA ouvida durante vossa vida será de maior benefício a vós do que muitas ouvidas por vós após vossa morte".
Também SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO nos diz: " O próprio DEUS não pode fazer que haja uma ação mais santa nem maior que a celebração de uma SANTA MISSA".
E SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD nos lembra que: "A EUCARISTIA é a suprema manifestação do amor de JESUS: depois dela, nada mais há senão o Céu".


O abuso litúrgico é antes de tudo uma falsificação da liturgia católica, no dizer da Instrução REDEMPTIONIS SACRAMENTUM . Todo católico tem o direito de ver celebrada a sagrada liturgia sem improvisações, sem experimentação, de acordo com as normas estabelecidas pela Santa Sé. ATENÇÃO: Conversas, barulho, alvoroço, danças... nada disso combina com a MISSA. Certamente haverá locais e circunstâncias propícias para extravasar a alegria de ser cristão. Na missa, vale a "regra de ouro": o que não caberia fazer no Calvário, não cabe fazer na MISSA. Estamos diante do sacrifício do Filho de Deus! No altar, Jesus oferece-se ao Pai como vítima, por nossos pecados. Portanto, conversar com o vizinho, atender chamadas de celulares, bater palmas ou fazer coreografias, danças, etc., nada disso é próprio na SANTA MISSA. Este tipo de atitude podemos chamar de atos nefastos e profanos na celebração da renovação do sacrifício do calvário.Na chamada "Missa Nova" do rito ordinário, por exemplo, há orações que são próprias e exclusivas do sacerdote. No caso específico, rezam o "Por Cristo, com Cristo, em Cristo...", a doxologia com que o sacerdote encerra a anáfora (a parte central da missa). Só o padre pode pronunciá-la. Mesmo que o celebrante convide ("todos juntos!", etc.) os fiéis deverão ficar em silêncio e responder, ao final, o solene "amém" (cf. IGMR 151).Os leigos também não devem rezar a oração da paz ("Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, Eu vos dou a minha paz..."). Só o sacerdote pronuncia essa oração.Há que se distinguir os papéis do sacerdote e do leigo na MISSA : "Deve-se evitar o perigo de obscurecer a complementaridade entre a ação dos clérigos e dos leigos, para que as tarefas dos leigos não sofram uma espécie de «clericalização», como se fala, enquanto os ministros sagrados assumem indevidamente o que é próprio da vida e das ações dos fiéis leigos" - REDEMPTIONIS SACRAMENTUM



Mensagem do dia 25/06/2009 - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
Queridos filhos! Regojizem-se comigo, convertam-se em alegria e dêem graças a Deus pelo dom da Minha presença entre vocês. Rezem para que, em seus corações, Deus possa ser o centro de suas vidas e com suas vidas testemunhem, filhinhos, para que cada criatura possa sentir o Amor de Deus. Sejam minhas mãos estendidas para toda criatura, para que possam se aproximar do Amor de Deus. Eu os abençôo com Minha benção maternal. Obrigada por terem respondido ao Meu apelo





















Muitas vezes nos colocamos diante de Jesus presente na Eucaristia e, envolvidos com nossos problemas e tribulações, não aproveitamos estes momentos preciosos diante do Deus vivo. Portanto, inicie sempre a sua adoração procurando ouvir a voz de Jesus dizendo-lhe: “Não é preciso meu filho (a), saber muito pra me agradar; basta amar-me fervorosamente. Fala-me, pois, de uma maneira simples, assim como falarias com o mais íntimo dos amigos…..”
SANTO ANTONIO MARIA DE CLARET















PRIMEIRA LEITURA (Apocalipse10,8-11)

Sexta feira , 19 de novembro de 2010

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL (Salmos 118)

— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!
— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque é ela que me alegra o coração!
— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos

EVANGELHO (Lucas 19,45-48)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

- Palavra da Salvação
- Glória a vós, Senhor



ORAÇÃO FEITA DIANTE DA IMAGEM DE CRISTO NA PRISÃO
“Ó Jesus, quando Te contemplo, Eu redescubro, a sós contigo,
Que te amo e que Teu coração me ama como a um dileto amigo
Ainda que a descoberta exija coragem, faz-me bem a dor Contigo
Por ela me assemelho a ti , que ela é o caminho redentor
Na minha dor me rejubilo: já não a julgo sofrimento,
Mas sim predestinada escolha que me une a ti neste momento
Deixa-me, pois, nessa quietude, malgrado o frio que me alcança
Presença humana não permitas, que a solidão já não me cansa,
Pois de mim sinto-te tão próximo como jamais antes senti,
Doce Jesus, fica comigo, que tudo é bom junto de ti”
Esta oração foi escrita por Frei Tito, na passagem do dia 12 para 13 de fevereiro de 1942, na prisão de Scheveningen. Tradução de
Lacyr Schettino, terceira carmelita
BEATO FREI TITO BRANDSMA
Carmelita e Mártir






















A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO ROQUE GOZÁLES E
COMPANHEIROS MARTIRES
Com alegria celebramos a santidade destes Jesuítas que deram a vida pela fé, amor e esperança em Jesus Cristo, são eles: Roque González e seus companheiros Afonso Rodríguez e João del Castillo


















































































































































































































































































Um comentário:

  1. Quando adoramos Jesus no Santíssimo Sacramento,o nosso amor humano,mesquinho,que vem sempre acompanhado por interesses pessoais desaparece e o Amor Divino parece ditar as regras no nosso coração,fazendo amar o outro com o mesmo amor com que Deus o ama.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...