domingo, 31 de outubro de 2010

Visita de um bispo alemão em 2006


Monsenhor Franziskus Eisenbach, então bispo auxiliar de Mainz, esteve em Medjugorje de 18 a 23 de março de 2006
Ele declarou:
“Eu vim em peregrinação porque eu queria conhecer Medjugorje e aqui rezar. Eu conheço e sigo os acontecimentos de Medjugorje há vários anos. Já faz um tempo que eu queria vir, mas esperava um sinal para tomar essa decisão. Dessa vez, eu fui pessoalmente convidado e é por isso que vim. Minha primeira impressão é que a igreja está sempre cheia, para todas as missas, sobretudo para a adoração. É evidente que numerosos fieis compreendem que este é um lugar especial de oração. A experiência de muitas pessoas diz que a oração pessoal se aperfeiçoa quando levada à experiência da oração comunitária. Eu conheço inúmeras pessoas cuja fé se renovou em Medjugorje e que aqui retomaram a oração. Agora, pude constatar pessoalmente como Medjugorje contribui para isso. Uma outra experiência muito importante para mim foi a seguinte: aqui a gente não se satisfaz apenas em rezar, a oração traz frutos ao serviço do homem, particularmente dos necessitados. Eu fiquei muito contente em conhecer 'o vilarejo da Mãe', local onde as mães com suas crianças, as crianças abandonadas e as órfãs de guerra encontram refúgio. Tudo é organizado em torno de um jardim da infancia onde crianças das famílias que ajudam a obra se encontram com aquelas que, por diversas razões, foram privadas de uma família normal. Eu vi que as crianças abandonadas têm ali uma oportunidade de aprender a viver, e isso é muito importante. Fiquei igualmente impressionado com a comunidade de Irmã Elvira onde pessoas dependentes de drogas e com outros males encontram refúgio e cura. Eu celebrei a missa com eles e participei da oração da manhã. Foi tão bom ver a força com a qual eles rezam e participam da missa. Eu percebi que o principal 'método' de cura consiste no aprofundamento da fé e na experiência da vida em comunidade por meio da oração e do trabalho.
Foi igualmente importante para mim conhecer melhor a ação de apoio e auxílio às crianças órfãs de guerra, sustentada por inúmeras famílias da Alemanha que contribuem mensalmente para suprir as necessidades de famílias e crianças. Estas atitudes de amor em favor de pessoas necessitadas manifestam que Medjugorje está repleta de um verdadeiro espírito de oração. O amor de Deus, expresso por meio das orações, traz frutos que se manifestam na preocupação com o próximo.
Eu também queria compreender melhor o fenômeno das aparições, é por isso que eu quis me encontrar com aqueles que testemunham suas experiências e afirmam ver a Virgem Maria. Eu encontrei com uma vidente e estive presente à aparição.Meu primeiro encontro com Marija foi em sua casa: eu a encontrei trabalhando no jardim, com botas de borracha. É uma mulher normal, mãe de três crianças. Durante a nossa conversa, percebi que ela era muito inteligente, que sabia questionar e falar de suas experiências, que ela também sabia discernir entre o bem e o mal. Ela me convidou para participar de uma oração em sua casa, enquanto que ela se preparava para o encontro com a 'Gospa' como o faz há mais de dezoito anos. Nós rezamos no oratório de sua casa onde um certo número de pessoas estava reunido. Rezamos o rosário em diversas línguas enquanto aguardávamos o momento da aparição. Em um dado momento, Marija nos disse que o instante da aparição se aproximava, e após uma oração por ela mesma conduzida, ela ficou em silêncio. Nós todos sabíamos que aquele era o momento em que ela via a 'Gospa'. Após a aparição, ela disse que a Gospa tinha rezado sobre todos nós e que ela tinha abençoado a todos. Mais uma vez, ela nos chamou para rezar. O encontro que tive com Marija mostrou-me que ela era uma jovem senhora absolutamente normal, que vivia plenamente a realidade e cuidava bem de seus filhos. Eu notei que ela tinha uma boa relação com sua família e com os peregrinos. Ela é simples e natural, clara e compreensível enquanto fala de suas experiências. Eu posso dizer que é uma mulher em quem a gente pode confiar, uma mulher autêntica, e é por isso que eu não encontrei nenhuma dificuldade em crer naquilo que ela diz, mais precisamente no que ela vê, e acreditar que é verdade. É para mim uma experiência muito importante porque eu cheguei à conclusão de que este local de oração está fundado na experiência destas jovens pessoas, experiência esta transmitida de um modo convincente.
Em Medjugorje Maria é venerada como a Rainha da Paz. Este nome e as exigências seriam para preparar o mundo para as terríveis experiências da guerra. Dez anos depois da primeira aparição, eclodiu a guerra na Croácia e na Bósnia-Herzegovina. Medjugorje é um lugar onde se reza incessantemente pela paz. A mensagem de Medjugorje para o mundo inteiro é clara: é necessário superar as guerras e os conflitos com o poder do amor. A gente tem a impressão de que todas as dimensões humanas são tocadas em Medjugorje: o coração, a alma e o corpo. Aqui toda pessoa é tomada pela prece e pelos lugares de oração. Neste sentido Medjugorje traz uma mensagem para toda a Igreja: permitir a Deus e à Gospa de tocar toda a nossa realidade humana, permitir à Maria de nos dar todo o seu amor e ensinar-nos a rezar de todo o coração. É por isso que digo que ninguém deve temer Medjugorje, mesmo que este lugar ainda não tenha sido reconhecido oficialmente pela Igreja. Aqui, ora-se de tal maneira que a pessoa se coloca verdadeiramente no caminho. É por isso que o povo vem aqui para aprender a rezar. Eu desejo que esta mensagem e esta experiência seja transmitida na Alemanha, porque nós, os alemães, temos maior tendência a ser racionais do que sentimentais. Aqui, trata-se de uma mensagem dirigida a todas as pessoas, mensagem da qual todos nós temos verdadeira necessidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...