quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - 22/10/2010 - AMAR COMO CRISTO AMOU

HUMILHAR-VOS-EIS PROFUNDAMENTE DIANTE DE DEUS. RENUNCIAREIS Á VOSSO ÍNTIMO CORROMPIDO E A VOSSAS DISPOSIÇÕES , AINDA QUE VOSSO AMOR PRÓPRIO VO-LAS FAÇA PARECER BOAS.
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem
São Luis Maria Grignion de Montfort

AMAR COMO CRISTO AMOU

Grande tentação contra a unidade acontece quando damos vazão a mágoas e a medos de sermos enganados, ou recompensados com maldades pelo bem que fizermos. Na sua mensagem para a quaresma de 2001, cujo tema foi "A Caridade não leva em conta o mal", o Papa João Paulo II coloca que "um coração reconciliado com Deus é um coração generoso" (n.5). De fato, alguém que percebe a verdade de ser amado gratuitamente, inevitavelmente se torna generoso para com Deus e para com o próximo.
São Francisco de Assis move até hoje muitos corações com o brado: "O Amor não é amado". Onde o Amor não tem sido amado até hoje? Quando nos damos conta de que nosso semelhante também é amado por Deus e tem igual valor em qualquer circunstância, os valores transitórios como o tempo, o dinheiro, a comida, a casa, a roupa, deixam de ser bens para nós e passam a ser instrumentos eficazes para dizermos que sua vida vale o Sangue de Cristo. Aí já não calculamos se o outro "merece ou não" ajuda, porque se Jesus tivesse feito este cálculo não teria entregue sua vida por nenhum de nós.
Os primeiros discípulos punham TUDO em comum, porque sabiam que a eles Cristo não se dera pela metade, mas TODO, por inteiro! Depois de saber disso nada mais pode ser obstáculo para vermos em todo necessitado o rosto de Cristo que continua a nos dizer: "Cada vez que fizeres por um destes, é a mim que fazes". Disto é que surgem as autênticas e duradouras iniciativas de caridade que não consistem em mero assistencialismo, em trocas humanas, mas no desejo de favorecer o desenvolvimento integral do outro, da sua alma, da sua mente, do seu corpo, assim como Deus em tudo nos favoreceu.
O Padre Raniero Cantalamessa faz uma feliz comparação da dinâmica do "dar de graça e de graça receber" com o movimento dos dois famosos veios de água da Palestina, que são o Rio Jordão e o Mar Morto: enquanto o primeiro, rico em afluentes, está sempre abundante, o segundo, que não distribui assim suas águas, é um mar...morto. O Padre faz esta comparação ao falar da unção do Espírito Santo que se derrama continuamente na vida daqueles que se dão generosamente, sem nenhum cálculo.
Quando temos medo de entregar generosamente o pouco que julgamos ser, ter ou fazer, para não ficarmos sem nada, podemos nos tornar como um mar morto, ou como aquele homem da parábola dos talentos, que perdeu até o pouco que tinha, por não usar conforme a vontade de Deus os seus bens. Mas quando damos passos na fé e generosamente partilhamos nosso tempo, nossos talentos, nossas coisas e a nossa vida sem medo de perder tudo, certamente nos tornamos como o abundante Rio Jordão.
É vontade do Senhor que transbordemos este amor sobre aqueles que Ele ama. O Senhor quer de nós para com eles perdão, mansidão, paciência, generosidade, bondade, alegria, dedicação, amor e serviço. O Senhor deseja que demos aquilo que Ele nos dá e isto não nos empobrecerá, mas, pelo contrário, nos enriquecerá aos olhos Daquele que nos ama" (RVS, 228).
Peçamos ao Espírito Santo que nos recorde onde o Amor não tem sido amado. Depois de escutar no coração este brado, podemos compreender que nenhuma outra economia pode prevalecer nas relações humanas a não ser a da Salvação, ou seja: não há como doarmo-nos somente àqueles que nos serviram ou àqueles que podem e querem nos recompensar, mas por causa de Cristo, que é o Amor, decidirmo-nos a partilhar também livre e gratuitamente tudo o que somos, temos e fazemos.
Ao contemplar-mos o Sagrado Coração de Jesus Cristo na Eucaristia, peçamos que dele nos venha a cada dia o Espírito Santo. E só então, constrangidos por este Coração Sagrado que nos amou até a entrega total de si, conseguiremos colocar em comum tudo o que somos, temos e fazemos
Paz e Bem !!







"Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância
O que temer? Nada.
A quem temer? Ninguém.
Por que? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes previlégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte"
São Francisco De Assis








Primeira leitura (Efésios 4,1-6)


Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010
29ª Semana Comum
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus



Salmo (Salmos 23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.
— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”


Evangelho (Lucas 12,54-59)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

- Palavra da Salvação
- Glória a vós, Senhor






Queridos filhos!
Já por um longo tempo eu estou lhes dando o meu coração maternal e oferecendo- lhes o Meu Filho. Vocês estão Me rejeitando. Vocês estão permitindo ao pecado triunfar sobre vocês cada vez mais. Vocês estão permitindo que ele os domine e lhes tire a sua capacidade de discernimento. Meus pobres filhos, olhem ao seu redor e olhem os sinais dos tempos. Vocês pensam que podem agir sem a bênção de Deus? Não permitam que a escuridão os envolva. Do fundo de seu coração clamem pelo meu Filho. Seu Nome dispersa até mesmo a maior escuridão. Eu estarei com vocês, basta que Me chamem: ‘Aqui estamos, Mãe, conduze-nos’. Obrigada
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
Mensagem do dia 25/03/2009



A IGREJA CELEBRA HOJE

SÃO GAUDÊNCIO














































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...