domingo, 31 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - 01 DE NOVEMBRO DE 2010 - ASSISTÊNCIA À SANTA MISSA : FONTE DE SANTIFICAÇÃO - PARTE 01

ORAÇÃO À SAGRADA FACE DE JESUS
DO PAPA PIO IX

"Oh, meu Jesus, lançai sobre nós um olhar de misericórdia! Volvei Vossa Face para cada um de nós, como fizeste à Verônica, não para que A vejamos com os olhos corporais, pois não o merecemos. Mas volvei-A para os nossos corações, a fim de que, amparados sempre em Vós, possamos haurir nesta fonte inesgotável as forças necessárias para nos entregarmos ao combate que temos que sustentar. Amém"



A ASSISTÊNCIA À MISSA FONTE DE SANTIFICAÇÃO - PARTE 01



DIZ O CONCÍLIO DE TRENTO :

"Se somos, forçosamente, obrigados a confessar que os fiéis não podem exercer obra mais Santa nem mais divina do que este Mistério terrível, no qual a Hóstia vivificadora, que nos reconciliou com Deus Pai, é, todos os dias, imolada pelos sacerdotes, parece bastante claro que devemos ter muito cuidado para fazer esta ação com grande pureza de coração e com a maior devoção exterior possível". Estas palavras dizem respeito tanto aos fiéis como ao celebrante
A excelência do sacrifício da Missa vem, diz o Concílio de Trento [1], do fato de ser o mesmo sacrifício em substância que o sacrifício da Cruz, porque é o mesmo sacerdote que continua atualmente a se oferecer por seus ministros, é a mesma vítima, realmente presente no altar, que é realmente ofertada; só difere a maneira de oferecer: enquanto há na Cruz uma imolação cruenta, na Missa há uma imolação sacramental pela separação, não física, mas sacramental do corpo e do sangue do Salvador, em virtude da dupla consagração. Assim o sangue de Jesus sem ser fisicamente derramado é sacramentalmente derramado [2].
Esta imolação sacramental é um sinal [3] da oblação interior de Jesus, à qual devemos nos unir; é também o memorial da imolação cruenta do Calvário. Apesar dela ser somente sacramental, esta imolação do Verbo de Deus feito carne, é mais expressiva do que a imolação cruenta do cordeiro pascal e de todas as vítimas do Antigo Testamento.
Um sinal tira, com efeito, seu valor expressivo da grandeza da coisa significada; a bandeira que nos lembra a pátria, de tecido comum, tem maior preço a nossos olhos do que a flâmula de uma companhia ou do que a insígnia de um oficial. A imolação cruenta das vítimas do Antigo Testamento, figura longínqua do sacrifício da Cruz, exprimia somente os sentimentos interiores dos sacerdotes e dos fieis da antiga Lei; enquanto que a imolação sacramental do Salvador sobre nossos altares exprime, sobretudo, a oblação interior sempre viva do coração do “Cristo que não cessa de interceder por nós” (Hb. 7, 25).
Ora, essa oblação que é como a alma do sacrifício da Missa, tem um valor infinito, que emana da pessoa divina do Verbo feito carne, sacerdote principal e vítima, cuja imolação continua sob uma forma sacramental.
São João Crisóstomo escreveu: “Quando virem no altar o ministro sagrado elevando para o céu a santa hóstia, não creiam que este homem seja o verdadeiro padre (principal), mas, elevando o pensamento acima daquilo que atinge os sentidos, considerem a mão de Jesus Cristo invisivelmente estendida” [4].
O padre que vemos com nossos olhos de carne não pode penetrar em toda a profundeza desse mistério, mas acima dele está a inteligência e a vontade de Jesus sacerdote principal. Apesar do ministro não ser sempre o que deveria ser o sacerdote principal é infinitamente santo; o ministro, mesmo quando é bom, pode estar ligeiramente distraído ou ocupado com as cerimônias exteriores do sacrifício, sem penetrar no sentido íntimo, mas acima dele há alguém de um valor infinito, uma súplica e uma ação de graças sem limite de tamanho.
Esta oblação interior sempre viva no coração do Cristo é, por assim dizer, a alma do sacrifício da Missa. É a continuação daquela pela qual Jesus se ofereceu como vítima entrando neste mundo e em todo o curso de sua existência terrestre, sobretudo na Cruz. Quando o Salvador estava sobre a terra, essa oblação era meritória; agora continua sem essa modalidade de mérito. Continua sob a forma de adoração reparadora e de súplica, para nos aplicar os méritos passados da Cruz
Mesmo quando a última Missa acabar no fim do mundo e que não houver mais sacrifício propriamente dito, mas sua consumação, a oblação interior do Cristo para seu Pai durará, não mais sob a forma de reparação e de súplica, mas sob a forma de adoração e de ação de graças. É o que nos faz prever o Sanctus, Sanctus, Sanctus, que dá uma idéia do culto dos bem-aventurados na eternidade.
Se nos fosse dado a conhecer, imediatamente, o amor que inspira esta oblação interior, que dura sem cessar no coração do Cristo, “sempre vivo para interceder por nós”, qual não seria nossa admiração!
A Bem-aventurada Ângela de Foligno nos diz [5]: “Não tenho um vago pensamento, mas a certeza absoluta que, se uma alma visse e contemplasse algum dos esplendores íntimos do sacramento do altar, incendiaria, pois veria o amor divino. Parece-me que aqueles que oferecem o sacrifício, ou que nele tomam parte, deveriam meditar profundamente sobre a verdade profunda do mistério três vezes santo, na contemplação do qual deveríamos permanecer imóveis e absorvidos”.
A santificação de nossa alma se encontra em uma união, cada dia, mais íntima com Deus, união de fé, de confiança e de amor. Por isso um dos maiores meios de santificação é o ato mais elevado da virtude de religião e do culto cristão: a participação no sacrifício da Missa.
Para toda alma interior, a Missa deve ser, cada manhã, como a fonte eminente, de onde derivam todas as graças de que temos necessidade durante o curso do dia, fonte de luz e de calor, semelhante na ordem espiritual, ao que é o nascer do sol na ordem da natureza.
Depois da noite e do sono que são como uma imagem da morte, o sol reaparecendo cada manhã, dá de alguma maneira, vida a tudo o que acorda na superfície da terra. Se conhecêssemos profundamente o preço da missa quotidiana, veríamos que ela é como um nascer do sol espiritual, para renovar, conservar e aumentar em nós a vida da graça, que é a vida eterna começada
DEUS ABENÇÕE TODOS VOCÊS


"A santa Missa tem tantas maravilhas quantas são as gotas d 'água no oceano, os grãozinhos de poeira no ar, as estrelas no firmamento, e os Anjos no céu. Nela se operam, quotidianamente, tantos mistérios que não sei se, em tempo algum, a mão onipotente de Deus fez obra melhor e mais sublime. Na santa Missa, recebemos tesouros tão admiráveis, dons tão preciosos, bens tão essenciais para esta vida e uma esperança tão firme para a outra, que nos é necessária, para crê-lo, a virtude da fé. Assim como se pode tirar, sem diminuir, toda a água que se quiser, do mar, ou dos grandes rios, da mesma forma, apesar da abundância das graças que tirardes na santa Missa, não diminuireis nem lhe esgotareis jamais os tesouros" (Thes. Missae, e. 1)
SÃO BOAVENTURA - BISPO E DOUTOR DA IGREJA



Primeira leitura (Filipenses 2, 1- 4)

Segunda-Feira, 1 de Novembro de 2010
31ª Semana Comum
Leitura da carta da São Paulo aos Filipenses

Irmâos, 1Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, 2completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. 3Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. 4Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros.

- Palavra do Senhor.
- Graças à Deus


Salmo Responsorial(130)

REFRÃO:Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
1.Senhor, meu coração não é orgulhoso, / nen se eleva arrogante o meu olhar; / não ando à procura de grandezas / nen tenho pretensões ambiciosas!-R.
2.Fiz calar e sossegar a minha alma; / ela está em grande pz dentro de mim, / como a criança bem tranquila, amamentada / no regaço acolhedor de sua mãe.-R. 3.Confia no Senhor, ó Israel, / desde agora e por toda a eternidade!-R.


Evangelho (Lucas 14, 12-14)

-O Senhor esteja convosco
-Ele está no meio de nós
-Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
-Glória à vós Senhor

- Naquele tempo, 12Dizia igualmente ao que o tinha convidado: Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão. 13Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. 14Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos

- Palavra da salvação
-Glória a vós Senhor



Mensagem de Nossa Senhora para a vidente Mirjana em 2 de agosto de 2010
Queridos filhos! Hoje EU os chamo, juntamente Comigo, a começarem a construir o Reino de Deus nos seus corações; que vocês possam esquecer o que é pessoal e - guiados pelo exemplo de Meu Filho - pensem no que é de DEUS. O que ELE deseja para vocês? Não permitam a satanás abrir os caminhos da felicidade terrena, os caminhos sem Meu Filho. Meus filhos, eles são falsos e duram um pouco de tempo. Meu Filho existe. EU ofereço a vocês a paz e felicidade eternas e a unidade com Meu Filho, com DEUS; EU ofereço a vocês o Reino de Deus. Obrigada
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE






A IGREJA CELEBRA HOJE
O DIA DE TODOS OS SANTOS























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...