segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Carta de um bispo aos jovens peregrinos em Medjugorje


Bispo de São Vicente e de Granadinas aos jovens.

Monsenhor Robert Rivas, Bispo de Kingstown, São Vicente e Granadinas, foi um dos conferencistas do 11º Encontro Internacional dos Jovens, reunidos em torno do tema: O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Nessa ocasião, ele endereçou a seguinte carta:
Caros Jovens:
Eu vos escrevo no espírito do grande ano jubilar. Que privilégio estar convosco aqui em Medjugorje para este Encontro Internacional dos Jovens! Obrigado por terdes ouvido e respondido ao apelo de Nossa Senhora, ao se reencontrarem neste oásis de país de devoção e de renovação espiritual. Eu vos admiro, vós que viestes de diversos continentes para testemunharem sua fé em Jesus Cristo, Filho de Maria. Obrigado por terdes tido este encontro com Jesus neste ano jubilar.
Nossa grande profissão de fé jubilar está centrada sobre o Cristo no mistério de sua Encarnação. São João, o discípulo amado, convida-nos a olhar com profundidade o mistério da Encarnação e da Natividade de Cristo, ao escrever em seu Evangelho: O Verbo se fez carne e habitou entre nós. (Jo 1, 14) Estas são palavras de vida. Deus veio tão perto de nós! O divino tocou o humano. Todo aquele que estava à espera, de fato, toda a criação encheu-se de alegria ao anúncio do nascimento de Cristo. É o grande acontecimento que nós celebramos neste ano jubilar! Caros jovens, que os vossos corações exultem de alegria, pois Deus habita convosco.

O Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14)

Maria está no coração deste grande mistério de fé. Ela disse 'sim' a Deus e ela deu-nos o Cristo. O nascimento de Cristo abre as portas da maior história de amor que jamais fora escrita. É novamente São João quem nos introduz no coração dessa história: Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não se pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3, 16). Maria é aquela que carrega consigo esse amor encarnado. A mensagem dela a vós, jovens, é que porteis esse amor e o leveis a vossos amigos e aos jovens da vossa idade no início deste novo milênio. Todos nós estamos incluídos nessa grande história de amor, que deve ser vivida e contada até o fim dos tempos. Jesus prometeu estar conosco para sempre. É o amor, o amor que dura por toda eternidade. A vossa fé em Jesus Cristo é o mais precioso dom que podeis partilhar com os outros. Lembrai-vos sempre dessas palavras que Vossa mãe vos endereça: Fazei tudo o que Ele vos disser.
Jesus “se despojou” (Fil. 2,7) e se identificou conosco em tudo, exceto no pecado (Hb 4, 14-16). Por isso Jesus sabe qual a sua relação conosco. E qual é a nossa relação com Jesus? Nosso Santo Padre, o Papa João Paulo II, disse que Jesus espera grandes coisas dos jovens. Realmente, no começo deste novo milênio, uma grande responsabilidade foi posta em vossas mãos: Receber a fé, cuidar dela e entregá-la à vossa geração e às gerações futuras. Por isso não deveis esperar para ver o que os outros farão. (Vós mesmos deveis ser luz!). Vós, jovens cristãos e cristãs, tendes uma visão de como seguir em frente? Tendes um plano de como fortalecer e aprofundar o vosso compromisso com Jesus? A vida em direção a Jesus é um compromisso que requer a energia e o fervor da vossa juventude. Despojai-vos no serviço e no amor para com os demais. Vós podeis fazer uma grande diferença na Igreja e na sociedade.
Não tenhais medo de ser os santos do novo milênio (15ª Jornada Mundial da Juventude, mensagem do Santo Padre n. 3). Não tenhais medo de ser homens e mulheres de esperança. Os vossos bispos contam convosco. A Igreja conta convosco. Naquela mensagem que foi dirigida a vós, na ocasião da Jornada mundial da Juventude, nosso Santo Padre nos mostra o Cristo como Aquele que está lá por vós e Aquele a quem vós deveis ir. Não vos volteis a outrem que não seja Jesus, disse-lhes ele. Não procurai em nenhuma outra parte o que Ele, sozinho, pode vos dar.
Procurai sempre Jesus em toda a parte, em toda e em cada pessoa. Procurai-o nos rostos 'desfigurados' dos jovens da vossa idade. Ouçai o seu grito e o grito dos pobres, dos rejeitados, das pessoas esmagadas pelo sofrimento. Ouçai os gritos daqueles que clamam por justiça, e sejais engajados nas necessidades dos outros. Encontreis Jesus a cada dia em sua Palavra e apaixoai-vos por Ele na Eucaristia. Que vossas preces sejam nutridas pela Adoração Eucarística. Sem um relacionamento pessoal com Cristo, vossas vidas serão vazias. Que isso seja uma das prioridades da vossa juventude! O Cristo quer que vós sejais felizes. Também vivais a vossa fé alegremente. Jesus não veio para privar-vos de alegria, muito pelo contrário, veio para que, por Ele, vós possais conhecer a verdadeira alegria.

O Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo, 1,14)

Jovens, eu vos chamo a fazer a escolha de Deus por toda a vida, que isto seja vossa opção de vida. Tornai-vos missionários da vida. Ouçai, como Maria assim o fez, as solicitações do Espírito Santo, e estejais prontos e dispostos a ir onde Cristo tenha necessidade de vós, para que vós O representeis hoje. Não tenhais medo. Jesus, o Verbo que se fez carne, o Pão da Vida, o vosso Irmão, está convosco.
Eu vos abençoo, abençoo vossas famílias, vossos padres, vossos religiosos e vossos amigos.
Nossa Senhora, a Rainha da Paz, rogai por nós!
Medjugorje, 3 de agosto de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...