terça-feira, 7 de setembro de 2010
Amor a Maria, por parte de um Ministro Anglicano
UMA VERDADEIRA LIÇÃO DE UM MINISTRO ANGLICANO
“Em Medjugorje encontrei Maria - A renovação de minha igreja começou com Ela”. Ele implora aos católicos: “Rezem o rosário: através de Maria vocês poderão restaurar o mundo”.
Sabemos que muitos católicos visitam Medjugorje a fim de venerar Maria, a Rainha da paz. Ultimamente, da mesma forma, existe um número crescente de cristãos não-Católicos que visitam Medjugorje para rezar a Nossa Senhora com confiança e pedir a Sua intercessão maternal. O ministro Anglicano, Robert Llewelyn, fez uma visita recentemente. Apesar de sua idade, e uma pessoa de muita vitalidade e profundamente espiritual. Paz e alegria são irradiadas através de cada palavra por ele proferida.
P. Gostaria de começar dizendo algo sobre o senhor?
Robert: Nasci há muito tempo, em 1909, mas agradeço a Deus por ainda estar vivo. Quando era jovem, me interessava muito por Matemática e estudei em Cambridge, lugar onde nasci. Trabalhei por um tempo em escolas inglesas, e então fui para a Índia e lá vivi por 25 anos. As ciências naturais sempre me interessaram, mas ao mesmo tempo, eu estava muito ligado a minha fé cristã. Fiz curso particular de Teologia Anglicana e em 1938 me tornei um ministro. Fui capelão por 13 anos no Santuário de Santa Juliana. Quando vejo falar sobre igrejas e outros lugares de oração que estão sendo destruídos, e sobre esta limpeza étnica, me recordo daquelas décadas e longos séculos de luta entre anglicanos e católicos. Um grande número igrejas católicas e de conventos foram destruídos e muitos povos foram mortos nessa limpeza étnica. Você não imagina como a igreja católica e os padres foram odiados. Os sacerdotes católicos foram perseguidos arduamente, Nossa Senhora, mãe de Jesus, foi odiada e atacada violentamente. Houve uma vez que uma estátua dela foi amarrada por uma corda a um cavalo e foi arrastada em torno das ruas até que se quebrou em pedaços. Ate mesmo hoje em dia, em reuniões e negociações do interconfessional, há ainda muita problemática quando alguma pergunta a respeito de Nossa Senhora vem a tona.
P. Quantos anglicanos existem e quantos vão à igreja?
Robert: Há 40 milhões de anglicanos. Somente uma pequena porcentagem e praticante. Algo tem que ser feito se queremos que os povos retornem para Deus - todos precisam dEle.
P. O que o senhor acredita que pode ser feito?
Robert: Esta é a terceira vez que eu venho a Medjugorje, ja com 83 anos de idade. Para mim, Medjugorje é simplesmente um lugar de muita oração. Por exemplo, eu posso orar muito melhor aqui do que em Londres. A experiência me diz que nós, anglicanos, temos que trazer Maria de volta a nossa área espiritual e lhe dar o lugar que é digno dEla. Ela e nossa mãe, e nós somos verdadeiramente pobres se nós não a permitimos estar conosco. Eu penso que este é o lugar onde o começo de nossa renovação espiritual se encontra e com isto na mente eu iniciei uma comunidade de oração. Nós rezamos o rosário juntos. Certamente não há muitos destes grupos. Talvez é o único em nossa igreja; é muito próximo à herança e à oração católica. Eu converso com meus fieis sobre Maria e sugiro que orem a ela. O que Nossa Senhora diz aqui em Medjugorje é o que Jesus diz, e o que Jesus diz é a vontade de Deus. Aqui, em Sua terra, Maria é a inspiração. Há uma atmosfera cristã real na igreja e, em muitos de suas famílias uma devoção verdadeira a Maria que brilha interna e externamente, na alegria, na paz e na simplicidade. Esta mudança surgiu por causa de meu novo relacionamento filial com Maria, nossa mãe, e tudo começou em Medjugorje. Eu vivo na esperança que se isto me aconteceu, pode igualmente acontecer a outras pessoas. A renovação é necessária para todos.
P. O senhor tem algo mais a dizer sobre o rosário?
Robert: O rosário é uma oração da meditação, ele nos traz mais perto de Jesus. Considerando que Maria está no começo e no final desta oração, o que mais poderia me acontecer senão aprender a amar Maria e estar convencido que nós, anglicanos, temos muito que encontrar o lugar em nossa oração para Ela? Ela é nossa mãe. Sem Ela nós não somos nada, mas órfãos pobres. Por causa do meu amor ao rosário, em reuniões pude estimular e encorajar católicos para reza-lo. No entanto, eu sei que muitos dos fieis esqueceram-se ou o rezam superficialmente.
P. Há qualquer outra coisa que o senhor gostaria de dizer?
Robert: Deixe Maria te guiar. O mundo olha para você, não perca a paciência! Através de Maria você pode restaurar o mundo e você estará ajudando a nós, anglicanos, a também aceitá-la, e então todos nós seremos irmãos! Desde que eu os encontrei, eu oro por vocês todos, para os monges, os videntes e a paróquia inteira. Permanecemos um em espírito, como Maria quer. Esta é a única maneira que você poderá apresentar Sua face luminosa ao mundo, e mostrar o caminho de Deus. Orem por nós também, para que saibamos saltar sobre os obstáculos e nos vermos o mais cedo possível como irmãos e irmãs. Que Deus, pela intercessão de Maria possa protegê-los e o assisti-los nestas épocas difíceis e conceder-lhes a paz com a intercessão da Rainha da Paz.
Set 07, 2010 , Originalmente publicado em Fevereiro, 1993 (de NASA Ognjista - dezembro 1992)
Texto traduzido do Inglês para o Português, por Telma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário