quinta-feira, 15 de julho de 2010

O SILÊNCIO INTERIOR



CAROS COORDENADORES, MEMBROS DOS GRUPOS DE ORAÇÃO DA GOSPA E AMIGOS:
Inicio esta meditação saudando-vos, com a saudação dos católicos croatas em Medjugorje: “Hvaljen Isus I Marija!” (”Louvados sejam Jesus e Maria!”)
Neste dia 25 de julho, Nossa Senhora Rainha da Paz transmitiu-nos, através da vidente Marija, a seguinte mensagem:
Queridos filhos,
Neste tempo não penseis somente no descanso do vosso corpo, mas, filhinhos, procurai também tempo para a alma.
Que no silêncio, o Espírito Santo vos fale e permitai-Lhe vos converter e vos mudar.
Eu estou convosco e diante de Deus, intercedo por cada um de vós.
Obrigada por terdes respondido a meu chamado”.
Com muita facilidade somos mais ativos que contemplativos, preferimos sempre “fazer” as coisas para Deus e para o próximo, esquecendo, ou melhor, não dando tempo para “estar” com Deus. Infelizmente, perdemos o equilíbrio da nossa vida espiritual, deixando-nos arrastar pelos problemas, dificuldades e afazeres do dia-a-dia, e o pior é que quando surgem os contratempos, nos perdemos neles e nas preocupações, exaurindo nossa potencialidade psíquica, física e emocional. Ao fim do dia, estamos ’só pó’, desejando ardentemente um belo e quentinho banho para relaxar a musculatura, e a cama para descansar o corpo e a cabeça. Mas onde está o tempo para a oração? Esse já era, se perdeu no dia!
Corremos muito, nos cansamos de tanto correr, e alguns se cansam também de não fazer nada, e ao final do dia, não têm nada concluído para apresentar a Deus e aos irmãos.
Nossa Senhora vendo a nossa vida, e também o nosso cansaço, lembra-nos que temos uma alma que precisa ser alimentada, precisa ser lembrada. Se não cultivamos a nossa espiritualidade, cortamos o fio que nos liga ao Senhor, e como resultado não conseguimos mais escutar a Sua voz em nosso coração.
A Rainha da Paz nos convida a descansarmos no Senhor, a fazer da nossa oração um momento de descanso para a nossa alma, conturbada por tantos afazeres e preocupações. “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e Eu vos aliviarei” – assim diz o Senhor.
Jesus deseja que abandonemos tudo em Suas mãos, de modo que possamos fazer tudo com Ele. Para isso, é preciso que antes de cada atividade, antes de iniciar o dia, estar com Ele, pois se deixamos de lado o tempo de Deus, o tempo do mundo nos consumirá.
Maria nos diz: “Que no silêncio o Espírito Santo vos fale e permitai-Lhe vos converter e vos mudar”. O que isto significa para nós? A Virgem Maria nos convida a abrir o nosso coração, a silenciá-lo, a deixar a Palavra de Deus falar e calar no mais íntimo de nossas almas, para sabermos como conduzir a nossa vida.
Silenciar nem sempre é fácil, temos a tendência de sempre agir, responder frente às situações e até diante as injustiças e incompreensões, mas o Senhor nos chama a silenciar o nosso coração, e a respondermos com o silêncio, com a oração, deixando que Ele atue por nós. Eis um grande segredo espiritual, viver o silêncio de Maria, o qual é um silêncio orante, sendo o silêncio fundado na confiança plena no Senhor, esperando que Ele se manifeste.
Gostaria de aprofundar um pensamento espiritual, para podermos mergulhar ainda mais nesta mensagem, e fazer alguns acenos teológicos. Lembremo-nos que no início da criação, o Espírito Santo pairava sobre as águas, e façamos um breve momento de silêncio pedindo, neste momento, que o Espírito Santo possa pairar em nosso coração para podermos entender com o coração, o que Maria deseja nos dizer.
No princípio “in arché”, Deus criou “berechit bará Elohin”, do infinito silêncio que havia no nada, por meio de Sua Palavra. Ele disse: “Faça-se!”, e tudo foi surgindo, foi nascendo, foi criado pela Sua vontade.
O Senhor criou o jardim (em hebraico “gan”, e em grego e latim “paradiso”), onde tudo era belo e bom (“tov” em hebraico). Também criou o homem feito à Sua imagem e semelhança, chamado a ser “santo”. Contudo, o homem deixou-se seduzir, e o belo jardim foi transformado em um deserto fatigoso (“midbar”), do qual o homem começou a extrair o alimento com seu próprio suor.
O pecado, então, entrou no mundo. O pecado penetrou no coração do homem, transformando-o em um deserto, no qual gritam tantas vozes, no qual passam tantos andarilhos, no qual surgem também as trevas frias da noite, após o sol ardente do dia.
Mas por fim, em nós será infuso o Espírito do Alto, então o deserto se transformará em jardim”. Assim nos afirmou o profeta Isaías (32,15). Eis que surge, então, o Messias, o Verbo de Deus, o “dabar” (que em hebraico significa a palavra). A Palavra de Deus feita homem, habitando em nosso meio, para vencer o deserto que há em nós, e mudá-lo, ou melhor, fazer germinar a semente da santidade, para florir um jardim em nosso coração. Para isso, é necessário abrirmo-nos à Palavra de Deus, é necessário silenciar o nosso coração, e entrar em um deserto não formado pelas trevas do pecado, nem pela correria do dia, ou pelas más inclinações.
Jesus por meio do Profeta Oséias deixou-nos esta profecia: “Eis que o atrairei a Mim e o conduzirei no deserto, e falarei ao seu coração”. Somos convidados a entrar no deserto do silêncio do nosso coração, para que ele seja iluminado pela Palavra e ela possa criar raízes, levando-nos a uma mudança de vida, em busca do nosso bem, da nossa felicidade. Só assim o deserto (“midbar”), será vencido pela Palavra (“dabar”), fazendo com que a potência do Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho, vença a terra árida, o deserto da solidão, da tristeza, do medo, da insegurança, da ansiedade, conduzindo-nos pelo jardim de santidade do Senhor.
Se neste momento, olharmos para a nossa vida e percebermos que o nosso coração está como um deserto, lembremo-nos que desta terra árida e talvez sem vida, o Senhor deseja fazer florir as rosas mais belas dos campos. “Ele faz nova todas as coisas”, por isso, façamos o silêncio interior para nos deixar encontrar pelo Senhor que está batendo à porta do nosso coração, pedindo para entrar, querendo nos fazer felizes.
Supliquemos o dom do Espírito Santo sobre nós, para que Ele transforme o nosso coração, e a nossa vida em um belo jardim novo e florido, falando-nos ao coração.
Oremos: Mãe Santíssima, te agradecemos por estar diante de Deus intercedendo por nós. Te pedimos de modo especial, que a Senhora neste momento, extenda as tuas mãos sobre nossas cabeças, e reze invocando a potência de amor do Espírito Santo sobre nós.
Te pedimos, Mãe, ajuda-nos a entender que o mais importante nesta vida é estar em comunhão Contigo e com Jesus.
Te oferecemos o nosso coração, o deserto sofrido do nosso passado, das nossas lembranças, das nossas dores, que tantas vezes nos trazem sofrimento.
Te consagramos, Mãe, todas as pessoas que neste momento vêm à nossa mente, as quais vivem sem esperança, e o pior é que algumas delas vivem uma vida longe de Deus.
Te pedimos, Mãe, envia sobre elas os teus anjos, para inspirar a busca e o desejo da felicidade, e suscita em seus corações o forte desejo de perguntarem ao Senhor, “O desejas de mim?”
Ajuda-nos, Mãe, a entrarmos no silêncio do nosso coração, e confrontar a nossa vida, com o projeto de vida que o Senhor tem para nós, conduzindo-nos para a nova vida, para a mudança, para a felicidade.
Espírito Santo, fala ao nosso coração, pois estamos aqui te dizendo: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta!”. Amém!
‘VIRGEM SILENCIOSA, ENSINA-ME A SILENCIAR TAMBÉM, PARA QUE NO SILÊNCIO, TEU MENINO, EU POSSA GERAR TAMBÉM.
QUERO SÓ CONTIGO MEDITAR, TUDO O QUE A VIDA ME TROUXER, PARA EM MEUS LÁBIOS PROCLAMAR CRISTO JESUS!!!
QUE O SENHOR TODO-PODEROSO QUE TEM O PODER DE TRANSFORMAR O DESERTO ÁRIDO, FRIO E SEM VIDA, EM UM BELO JARDIM, POSSA TRANSFORMAR OS DESERTOS QUE HÁ EM NÓS, EM BELOS CAMPOS FLORIDOS, E POR INTERCESSÃO DA BEM-AVENTURADA E SEMPRE VIRGEM MARIA, VOS ABENÇOE O DEUS TODO-PODEROSO: “O PAI E O FILHO E O ESPÍRITO SANTO”. AMÉM!
PERMANECEI NA PAZ, E CAMINHAI SEMPRE NELA!!!


Pe. Mateus Maria, FMDJ
paniejezuufamtobie@terra.com.br
Visite o nosso site: www.mosteiroreginapacis.org.br
Visite a nossa página de espiritualidade Mariana http://rainhadapaz.blog.terra.com.br/
Twitter: http://twitter.com/Mosteiro_Gospa
Comentário do Evangelho de Domingo: http://www.youtube.com/user/DeiVerbum1
Vídeos de espiritualidade Mariana: http://pt.gloria.tv/?user=10793&medias=videos
Áudios de espiritualidade Mariana: http://pt.gloria.tv/?user=10793&medias=audios


Panie Jezu Ufam Tobie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...